Cadastre-se Esqueci minha senha




O Centro de Preservação Cultural da USP convida a todos para participar de uma atividade coletiva de apropriação criativa e sensível da cidade. Seremos estimulados a viver a cidade, durante um curto período de tempo, para além de sua programação cotidiana, buscando nela traços e lacunas normalmente ignoradas em nossas caminhadas do dia-a-dia. Tomamos o mero ato de caminhar como uma atividade que, para além de sua banalidade, apresenta um potencial revelador da cidade, de seus personagens, cenários, fenômenos e lembranças.



Os Itinerários urbanos constituem um programa em implantação pelo CPC voltado à difusão, fruição e exploração dos lugares e espaços urbanos a partir de recortes temáticos específicos. Neste primeiro semestre promovemos quatro edições do itinerário Caminhando pelo Bixiga, sempre no último domingo de cada mês. Lembramos que não se trata de uma visita guiada e que uma nova edição da mesma atividade ocorrerá no dia 28 de junho.



Programa:



Roda de memórias e anseios. Apresentação dos participantes e troca de lembranças e anseios sobre a relação de cada um com seus bairros e cidades, bem como apresentação de estratégias de registro de experiências urbanas.


Percurso coletivo por alguns pontos do Bixiga e livre exploração do bairro. Os participantes serão estimulados a produzir um registro de sua viagem particular pelo bairro do Bixiga.



Retorno à Casa de Dona Yayá e compartilhamento de experiências. Produziremos coletivamente uma cartografia particular do bairro a partir das experiências coletivas e individuais de cada um dos participantes.



Atividade de cultura e extensão:

Os percursos são organizados pelos membros da equipe de Educação e Memória do CPC–USP. Certificados de participação serão emitidos aos interessados.



Datas e horários:

31 de maio de 2015, das 13h às 17h.



Inscrições:

Entre os dias 20 e 25 de maio, por meio da página http://bit.ly/1JXj7A0



Atividade gratuita

Em caso de número de interessados superior ao de vagas, os inscritos serão selecionados por meio de sorteio. Lista de espera será produzida e convocada em caso de desistências.



Vagas limitadas

30 pessoas


25/05/2015 - Hospital Sírio Libanês






Itinerário urbano